Instrumentos - Clarone

Clarone

O clarinete baixo é um instrumento musical de sopro, um aerofone da família dos clarinetes, também conhecido como clarone. Pelo seu peso e tamanho, possui tudel e a campânula curvos (como no saxofone tenor) e um espigão para apoiar o instrumento no solo. Um solista pode tocá-lo também de pé com o suporte de correias.

O clarinete baixo é um instrumento transpositor, geralmente afinado em Si bemol, soando uma oitava abaixo do clarinete de mesma afinação. Existem também algumas partituras orquestrais que pedem o clarone em Lá (Wagner é um exemplo).

Como o clarinete, o clarinete baixo é um instrumento de palheta simples mas tanto a boquilha quanto a palheta são maiores, se assemelhando aos do saxofone tenor.

3 Visitante(s) On-line | 1927 Visitas
Total de Membros: 422
Esse site não possui vínculo com a CCB, apenas são abordados alguns assuntos sobre o estudo musical praticado na CCB assim como o MTS (Método de teoria e solfejo) exclusivo para uso da CCB, sendo expressamente proibida sua reprodução. O MTS e outros Métodos estão sendo utilizados por esse website para aprimoramento dos estudos visando um melhor entendimento e aperfeiçoamento dos mesmos.