Instrumentos - Viola

Viola

A viola também conhecida como viola de arco é um instrumento musical da mesma família do violino, violoncelo e contrabaixo e visualmente se assemelha ao violono, inclusive na maneira de se tocar, entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo, são instrumentos de cordas friccionadas por arco.

Sua utilização mais comum é na música clássica, principalmente em naipes de cordas de orquestras, ou em formações camerísticas como o quarteto de cordas.

Afinada nos tons Lá, Ré, Sol, Dó , a viola possui um notável poder expressivo de acento mais suave, recolhido e melancólico.

Execução

A execução mais comum é a fricção do arco nas cordas. A técnica é a mesma do violino, por isso os dois instrumentos podem ser confundidos por leigos, porém a viola é ligeiramente maior, além de mais grave. Antes de tocar o instrumento, o violista passa sobre a crina do arco uma resina chamada breu, que tem o efeito de produzir o atrito entre os fios da crina e as cordas, gerando o som.

O som produzido pelas cordas é transmitido ao corpo oco da viola, denominado caixa de ressonância, pela alma, um cilindro de madeira que fica dentro do corpo da viola, mais ou menos embaixo do lado direito do cavalete. A alma liga, mecânica e acusticamente, o tampo superior ao inferior da viola, fazendo com que o som vibre por todo o seu corpo.

Pronação

A pronação é o movimento de pressionar o dedo indicador no arco, rotacionar o antebraço para o lado esquerdo gerando pressão no dedo indicador, aliviando a pressão exercida pelo dedo mínimo. Este movimento acarretará em uma maior intensidade do som.

Supinação

Já a supinação é o movimento de pressionar o dedo mínimo no arco, rotacionar o antebraço para o lado direito aliviando a pressão do dedo indicador, fazendo com que o som seja menos intenso. Não é necessário fazer pressão com o dedo Mínimo, pois o próprio peso do talão já é suficiente para com a intensidade do som.

51 Visitante(s) On-line | 1966 Visitas
Total de Membros: 422
Esse site não possui vínculo com a CCB, apenas são abordados alguns assuntos sobre o estudo musical praticado na CCB assim como o MTS (Método de teoria e solfejo) exclusivo para uso da CCB, sendo expressamente proibida sua reprodução. O MTS e outros Métodos estão sendo utilizados por esse website para aprimoramento dos estudos visando um melhor entendimento e aperfeiçoamento dos mesmos.